Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.
 

Na ilha ou fora dela, queremos estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento e sobretudo ampliar as conexões entre a população que aqui vive.

Floripa constrói, colabora, colore, converge, conforta, coopera, conquista, compartilha. Floripa CONECTA.

Floripa Conecta tem como principal objetivo fazer com que, por exemplo, tecnologia e turismo andem juntos através do conceito de economia criativa, levando em consideração que ativos criativos geram crescimento e desenvolvimento econômico.

Floripa é uma cidade naturalmente linda, seja por suas quarenta e tantas praias ou por seus morros repletos de verde, sua cultura e a relação histórica de seus museus e velhos casarões, seu povo acolhedor e prestativo. Entretanto, a beleza de Floripa não está apenas na natureza, pois sua beleza também se revela na sua gastronomia, nas artes urbanas e sobretudo no seu desenvolvimento econômico, que se dá, principalmente, através de duas das mais limpas indústrias que existem no mundo: o turismo e a tecnologia.

Estas características naturais somadas às suas potencialidades culturais e econômicas, elevam Floripa a um patamar extremamente relevante e desejável neste cenário das Cidades Criativas - aquelas que, para o urbanista inglês Charles Landry, são definidas como "senso de conforto e familiaridade, uma boa mistura do velho com o novo, variedade e escolha e um equilíbrio entre o calmo e o vivo, o risco e a cautela". Elas fazem uso de suas riquezas e desafios como fonte de dinamismo, inovação, criatividade e crescimento. E é isso que nos propomos aqui.

No que compete aos índices do que define uma cidade criativa segundo Richard Florida, Floripa cumpre todas as "exigências":


-        Vida noturna (ligada ao índice boêmio);

-        Tolerância e diversidade;

-        Comunidades de prática;

-        Estilo de vida experencial;

-        Escritórios sem colarinho;

-        Conhecimento e informação;

-        Características ambientais e

         culturais singulares.

Como uma primeira ação deste movimento, o Floripa Conecta está se propondo a ser um hub de eventos em 2019, em pleno mês de agosto, tendo duração de pelo menos 09 dias e visando trazer movimento turístico e econômico para um dos piores meses da economia da nossa Capital.

Nossa intenção é ser o ponto de conexão entre vários eventos que já existem na cidade e ao mesmo tempo a atração para tantos outros eventos que possam se conectar nestes 09 dias. Os temas irão variar desde tecnologia, artes, música, gastronomia, design, cultura, audiovisual, marketing, etc. Ou seja, teremos vários espaços da cidade ocupados, muitas vezes simultaneamente, com agendas distintas e que juntos trarão de forma muita criativa e inovadora novas perspectivas e leituras sobre os mais variados assuntos.

As principais entidades da Cidade, unidas com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, irão investir seus recursos, dar apoios em mídias, espaços e nos mais diversos formatos de fomentos para que cada um dos eventos conectados ao hub possa ser um elo fundamental nesta movimentação do mês de agosto.

Ao exemplo de muitas cidades do mundo, dentre elas Austin no Texas e Lisboa em Portugal, que vivem um ambiente de desenvolvimento econômico baseado na criatividade, turismo e tecnologia, Floripa também está se descobrindo neste sentido.

Desejamos, de fato, colocar Floripa no mapa do mundo como sendo a capital brasileira de Economia Criativa e através de novos modelos econômicos redescobrir todo o potencial de nosso povo, nossas empresas e da nossa querida Ilha da Magia.
 

HOME     PROGRAMAÇÃO 2019     MAPA 2019      FAQ      PARCEIROS      REALIZAÇÃO      LEGADO      GALERIA      CONTATO